O controle financeiro é um assunto de extrema importância na gestão de uma empresa. Saber o que tem para pagar e receber parece uma informação obvia para qualquer gestor, mas não é bem o que acontece com grande parte dos empresários. Se você é um desses então está na hora de começar a utilizar os dados financeiros de sua empresa ao seu favor. Veja algumas dicas que separei para te ajudar nesse processo:
O departamento de compras é o coração de uma empresa, pois é a partir dele que são negociados os produtos que gerarão as receitas. Mas se o comprador não tem informações sobre os recursos de pagamento disponíveis, ele pode acabar comprometendo o fluxo de caixa da empresa, ou perdendo negociações com desconto por não saber se pode realizar compras com o pagamento a vista. Procure informar aos compradores os recursos ou metas de pagamentos que estão disponíveis, assim você evitará quebras de fluxo de caixa e possibilitará melhores negociações com fornecedores.
É importante saber para onde vai o dinheiro da empresa. Mas se você realiza muitos pagamentos fica praticamente impossível saber apenas pelo nome dos fornecedores. Para isso crie um plano de contas e categorize seus pagamentos. Assim você saberá o quanto gasta com cada departamento e em tempos de corte saberá onde poderá agir com mais agressividade. Um bom plano de contas pode te auxiliar na tomada de decisões quanto a viabilidade de alguns gastos que possui na empresa.
Para uma boa gestão de fluxo de caixa, você precisa ter ciência do que tem para receber para assim organizar seus pagamentos. É importante utilizar os relatórios financeiros para obter essas informações e mantê-las sempre disponíveis.
Se você trabalha apenas com recebimentos em dinheiro e cartão, seu trabalho é mais simples pois apenas precisa acompanhar os relatórios das operadoras de cartão de crédito para controlar as liquidações. Mas se você realiza recebimentos com boletos bancários, cheques ou outros meios precisa prestar atenção em um ponto incômodo e trabalhoso, a inadimplência.
Procure realizar cobranças de modo rápido e persistente, até que o pagamento seja realizado. E sempre conte com soluções de proteção ao crédito para evitar vendas para clientes inadimplentes e para negativar clientes com inadimplência. Infelizmente são poucos os casos onde se clientes inadimplentes honram seus compromissos sem envolver contatos de cobrança ou algum órgão de restrição. Lembrem-se de que de nada adianta comprar bem, entregar bem se não receber por isso. Corra de negociações duvidosas, uma venda grande sem pagamentos pode custar seu negócio, então vale a pena se prevenir.
Para se obter um bom resultado em todas as dicas, é necessário ter uma ferramenta que ampare todas as necessidades para um bom controle financeiro, nosso software tem recursos essenciais para gestão financeira.
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