O cadastro de produtos é a ligação entre o seu estoque físico e sua equipe, e deve ser pensado com cuidado para que não se torne algo complexo que acabe atrapalhando o dia de seus funcionários e consequentemente seus clientes. Veja algumas dicas que separei para otimizar seu cadastro de produtos.
Ao informar uma descrição para o produto evite o excesso de informações ou no contrário abreviações desnecessárias. Atualmente o tamanho máximo para o campo de descrição do produto é 120 caracteres, o que é mais que o suficiente para a grande maioria dos casos. Procure sempre descrever seus produtos de forma que sua equipe não tenha que se esforçar para encontrá-los.
Uma prática que tenho visto ultimamente é a informação da marca do produto no inicio da descrição. Por mais que equipe se acostume com o tempo, esta prática tem um problema que vou exemplificar:
Se o produto é um martelo de unha 27mm com cabo de fibra de vidro da marca Tramontina.
Uma boa descrição seria: MARTELO DE UNHA 27MM CABO DE FIBRA TRAMONTINA
Em uma busca da esquerda para direita o produto já seria exibido desde a primeira palavra e ao continuar com as demais características o usuário só irá filtrar os resultados. Imagine se no exemplo acima tivéssemos um martelo com as mesmas características da marca Famastil ele também seria contemplado facilitando a oferta de produtos similares diretamente pela busca. Se iniciarmos com a marca, caberá ao vendedor a iniciativa de exibir as alternativas para o cliente, o que em muitas vezes acaba não ocorrendo.
Claro que isso é só um exemplo que pode não se aplicar a realidade de sua empresa, mas tenha em mente que a descrição do produto não pode estar sujeita a interpretações, devendo ser concisa com o produto a que se refere.
Para o produto do exemplo acima poderíamos usar a seguinte estrutura:
Ferramentas (Setor) / Ferramentas Manuais (Categoria) / Martelos (Subcategoria)
A categorização dos produtos é fundamental, principalmente se sua empresa tem uma grande base de produtos. Procure classificar seus produtos em níveis diferentes, isso te ajudará muito na obtenção de relatórios. Assim você conseguirá acompanhar resultados de vendas por setores, categorias e subcategorias de produtos. Fazendo isso você poderá priorizar os setores de maior movimento e refletir isso inclusive no layout da loja.
Se seu software de gestão permite o cadastramento de imagens, use-a sempre que possível. Uma imagem do produto pode contribuir para sanar eventuais dúvidas de clientes. O ideal inclusive seria incluir imagens do produto em utilização para que o vendedor e o cliente possam se esclarecer em caso de dúvidas. Isso é ainda mais útil para vendedores inexperientes.
Se o produto depende de alguma habilidade técnica ou está sujeito a algum preparo para o bom funcionamento, é importante destacar isso no cadastro. Assim sua equipe terá uma base de conhecimento dentro de seu próprio estabelecimento. Isso evita buscas repetitivas a sites, diminuindo o risco de seus vendedores passarem informações incorretas para os clientes resultando em descontentamento.
Uma das dicas para otimizar seu cadastro de produtos é não economizar nas informações. Preencha as informações técnicas quando disponíveis, inclua imagens do produto, imagens do produto aplicado e até mesmo vídeos explicativos. Tudo isso pode ser decisivo no processo de decisão de compras de seu cliente.
Todos os produtos possuem regras de tributação, parâmetros que precisam ser preenchidos. Caso não tenha essas informações procure seu fornecedor ou seu contador afim de parametrizar corretamente seu cadastro de produtos. Uma informação incorreta pode resultar em notas fiscais emitidas incorretamente, pagando impostos desnecessários ou deixando de pagar e abrindo margem para multas do fisco. Ninguém quer pagar mais do que já paga de tributos certo? Então não há desculpas para se manter um cadastro de produtos sem informações corretas de NCM, CEST e alíquotas dos diversos impostos que temos que pagar.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |